Alma de Fibra ou Alma de Aço

A alma de um cabo de aço é um núcleo em que as pernas do cabo são torcidas e ficam dispostas em forma de hélice. A função principal desta alma é fazer com que as pernas permaneçam posicionadas de uma maneira que o esforço aplicado ao cabo de aço seja distribuído uniformemente entre elas, evitando com que o mesmo arrebente. A alma pode ser constituída tanto por uma fibra natural ou por um cabo de aço, mas apesar de possuírem o mesmo propósito, é importante entender que nem todas as almas são iguais. Existem certas diferenciações entre os cabos de aço que fazem toda a diferença.


A alma de fibra é aquela que oferece maior flexibilidade aos cabos de aço, além de ser uma excelente solução para as atividades que exigem com que a linga ou cabo de aço trabalhe em ambientes com temperaturas abaixo de 82ºC, pode ser composta por fibras naturais (AF), normalmente fabricadas com o material ‘sisal’ ou pelas artificiais (AFA), feitas de polipropileno.


A alma de aço, por sua vez, é ideal para proteção contra amassamentos e proporciona um aumento significativo de resistência à tração. É a solução ideal para atuar em ambientes que possuem umidade e/ou temperaturas superiores à 82ºC. Ela pode ser formada por uma perna de cabo (AA) ou por um cabo de aço independente (AACI), sendo este último o mais utilizado pela Construção Civil, pois faz a união de maior flexibilidade e alta resistência.


#cabodeaço#delu#delucabosdeaço#aço#construçãocivil

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo