top of page

Layout de Armazém

Neste post, vamos abordar sobre o layout e sua importância para os armazéns, galpões e centos de distribuição. Os benefícios para as empresas que utilizam os layouts de forma adequada.


O que é um layout?


A palavra layout já é bem conhecida por muitos, principalmente no design, por exemplo: layout de interface, revistas, livros, cartões, jornais etc. Pode-se relacionar também com a organização de algo, já que, um complementa o outro. Desta forma, desenvolver um bom layout é muito importante, agora imagina entrar em uma loja por exemplo, onde os produtos estão desorganizados jogados de qualquer forma nas prateleiras e fora de padrão, prateleiras as quais estão sem pintura e com ferrugem, o que esta imagem traz a visão dos clientes? Com certeza não será a melhor lembrança da empresa.


Fonte da imagem: freepik

Agora imagina essa mesma situação em um centro de distribuição? Com tudo fora de ordem, será que os produtos iram ser entregues dentro do prazo estipulado ao cliente? Bem provável que não, pois bem, conseguimos ter uma ideia de como um layout é., mas quando se fala em layout de armazém, poucos sabem realmente do que se trata, contudo, iremos dar sequência neste assunto.


Definição de layout


O layout não é nada mais do que o arranjo físico de um armazém ou CD (centro de distribuição) que prever as necessidades de movimentação de mercadorias e o aproveitamento dos espaços disponíveis no armazém, assim aumentando a capacidade de armazenagem sem prejudicar a locomoção de pessoas e equipamentos tais como: empilhadeiras, paleteiras e carrinhos manuais com guinchos.


Antes de mais nada, é imprescindível levar em consideração as necessidades do negócio, pois um bom planejamento sempre será o caminho mais correto para se trilhar antes de pôr em prática tudo o que foi elaborado, ou seja, vai depender muito do tipo de produtos que está em processo de guarda ou movimentação naquele armazém.


Cada mercadoria precisa de um local apropriado para serem armazenados, como é o caso de produtos corrosivos e tóxicos que exige cuidados especiais para não ocasionar algum de tipo de incidente ou mesmo acidente. Com o layout bem definido, o centro de distribuição tende a ganhar mais agilidade minimizando o tempo de deslocamento nas movimentações pelo simples fato de tudo está devidamente organizado, e também nos processamentos de pedidos, ou seja, ganho em competitividade.


E quais são os tipos de layout?


Ao adotar boas práticas na organização dos estoques, as empresas tende a ganhar benefício com o ganho de tempo nas movimentações de equipes nos armazéns, evitando que fiquem ansiosas demais na busca por resultados. Mas, afinal, quais são os tipos de layout?


Layout do tipo rack:


Trata-se de estruturas de metal as quais aumentam sua capacidade de estocagem e ainda acabam protegendo seus volumes. Essas estruturas são simples e higiênicas, podendo ser usados nos mais diversos tipos de estoques.


Layout do tipo carrossel:

Nesse sistema de carrossel permitem que as prateleiras do estoque girem, facilitando no manuseio dos produtos. Nos armazéns em que as movimentações são mais intensas, usar esse sistema é bastante benéfico, pois garante agilidade nos processos.


Layout do tipo mezanino:


É quando se aplica um segundo andar no estoque, aumentando os espaços e assim melhorando a visualização dos produtos. Sua instalação é simples e prática, por essa razão é um dos layouts mais utilizados.


Layout do tipo flow rack:


O flow rack é um tipo de prateleira com uma inclinação adequada para os produtos deslizarem com facilidade. Nesse sistema os volumes se movimento de acordo com o giro do estoque, ou seja, quando por exemplo uma caixa é retirada da parte de baixo, as outras dessem e fica no lugar daquela que foi tirada, esta operação segue continuamente.


Conclusão

Vimos os benefícios de um bom layout para uma empresa, também as vantagens em meio ao mercado altamente competitivo, ficando claro como o layout é essencial na logística empresarial.






107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page