top of page
  • delu39

Piscicultura no Brasil

Atualizado: 6 de jan. de 2023


Piscicultura refere-se ao cultivo de peixes em tanque, principalmente de água doce. No Brasil, a maioria das atividades relacionadas está localizada em propriedades rurais comuns, como fazenda dotadas de açude ou represas. Este modelo de criação cresceu muito no mercado brasileiro nos últimos anos e, atualmente, movimenta uma parte importante da economia do país.


Na piscicultura, os peixes são controlados desde o início da sua vida até o momento final de consumo. Para isto, há diversos equipamentos e trabalho de acompanhamento periódico que tem de ser realizados. Dentre os mais diversos tipos de criação, existe o tanque-rede.


O tanque-rede é uma estrutura de forma e tamanho variável, constituída por redes ou telas, permitindo assim, a livre circulação de água entre elas. É utilizado para o confinamento de peixes, assim, são proporcionadas condições melhores de crescimento, seja pelo ataque de predadores ou alimentação de alta qualidade. Além disso, também oferece a facilidade de seu manejo e também na prática de despesca. A despesca é o nome dado ao procedimento de retirada dos peixes de uma unidade de cultivo, onde eles já atingiram o tamanho e peso adequado à demanda do mercado. A despesca pode ser parcial ou total. A parcial, apenas alguns peixes que já atingiram o peso são retirados do viveiro, a total, como o próprio nome diz, é quando se retira todos os peixes, para isto, utiliza-se a rede de arrasto (multifilamento).


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page