top of page

Cabo de aço na indústria pesqueira

Atualizado: 29 de set. de 2020


Muito utilizado nas modalidades de pesca de arrasto e espinhel o cabo de aço apresentou a melhor solução para a ligação entre a embarcação e a rede, na pesca de arrasto além desta função o mesmo é parte importante na fabricação da rede. Quando se trata na pesca de espinhel o cabo de aço é fundamental devido a sua resistência e peso que não deixa que o espinhel flutue.


O cabo mais utilizado é o cabo de aço galvanizado que passa por um processo de galvanização para que a os arames possam adquirir maior resistência a oxidação e assim, prolongar a sua vida útil. Para isso, o cabo recebe uma camada uniforme de zinco que geralmente é aplicado por meio de um banho de imersão quente, por isso a sua utilização é recomendada para locais que possuam atritos e alto nível de corrosão e é excelente para suprir as necessidades dos setores de indústria pesqueira, naval, marinha e offshore.


O cabo mais utilizado na pesca é o cabo de aço com formação 6X19 alma de fibra galvanizado. A alma de fibra é indicada para aplicações que exigem maior flexibilidade e para trabalhar em ambientes com temperatura abaixo de 82ºC. Além disso, é uma ótima solução para quando o cabo de aço for enrolado ordenadamente no tambor. Já a alma de fibra artificial (AFA) é indicada para trabalhar em ambientes sujeitos a intempéries, pois não se deteriora, nem absorve a umidade.


55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page