top of page

Cabo de aço X Cordoalhas

Atualizado: 30 de jun. de 2021

Existem diferenças importantes entre os cabos de aço e as cordoalhas. Os cabos de aço são grupos de arames, torcidos em volta de um arame central, constituindo pernas que são torcidos sobre uma alma que pode ser de fibra ou aço. Essas pernas possuem diversas configurações de acordo com a aplicação do cabo de aço.


A cordoalha não possui tantos arames quanto um cabo de aço, mas normalmente é confundida com ele, porém existem importantes diferenças entre os dois, e a principal delas é a ausência de pernas e alma. A cordoalha é apenas um único grupo de arames torcidos em volta de um arame central. Por conta disso, ela é mais rígida ao contrário dos cabos de aço que são mais flexíveis.

O cabo de aço pode ser utilizado de varias maneiras. Na Construção Civil, por exemplo, ele pode ser usado em guindastes, elevadores, balancins e linhas de vida. No setor da Indústria, é amplamente utilizado em pontes rolantes e o setor da pesca utiliza em grande escala. Já para as cordoalhas, os tipos de aplicação mais comuns são para utilização nos setores de energia, telecomunicação, setor do agronegócio e na construção cível na aplicação de estais.


179 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page