top of page

Cabos de aço na indústria petrolífera

Atualizado: 29 de set. de 2020

Os Cabos de aço são utilizados para servir de suporte para grandes estruturas fixas e para a elevação, movimentação e amarração de cargas. Por proporcionar tamanha qualidade, eficiência e flexibilidade, ele está presente em diversos tipos de segmentos, desde a construção civil até a naval e petrolífera. Os Cabos de aço utilizados na indústria petrolífera são de dois tipos: os com formação rotativa 6x19,6x25,6x36,6x41,8x31,8x36 e os não rotativos 34x7,18x7. Algumas vezes a necessidade pode exigir formações especiais para atender a demanda.


Os equipamentos utilizados na indústria de Petróleo e Gás offshore constituem um dos maiores desafios para um cabo de aço e por este motivo devem ser utilizados produtos desenvolvidos e fabricados especificamente para tais aplicações conforme as normas NBR2408 e ISO10425.


A indústria petroleira sem cabos de aço para, pois seus enormes pesos jamais poderiam ser içados ou movidos, plataformas não teriam como ficarem fixas no oceano, blocos de petróleo não poderia ser perfurados. Geralmente utiliza-se cabos de aço com acabamento galvanizado onde sua camada de zinco protege o aço contra intempéries e oxidação proveniente da maresia e agentes externos.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page