top of page

Lingas de Elevação e Movimentação de Cargas.

Atualizado: 17 de mar. de 2023

Na operação de elevação e movimentação de cargas, tem vários fatores a serem analisados. Um deles é qual material utilizar para fazer a conexão entre a máquina e a carga a ser elevada, pois o elemento de fixação da máquina não é da medida adequada para conectar nos olhais da carga que será içada. Como por exemplo é o gancho de um moitão que não encaixa nos olhais de um container. Visto isso precisamos de algo que faça essa redução entre esses dois fatores e os produtos mais utilizado são as lingas de elevação e movimentação de cargas.



O que é linga de elevação e movimentação de cargas?


É o principal equipamento responsável pela conexão entre a carga e a máquina que fará a elevação, ela geralmente é composta em três partes: extremidade superior + elemento principal + extremidade inferior. Isso não se trata de uma regra para as lingas, porém, a grande maioria é feita nessa disposição.


Qual o material utilizado na fabricação das lingas?


Existem três lingas diferentes, sendo de CABO DE AÇO, CORRENTE E CINTA DE POLIESTER. Esses materiais são usados na fabricação do elemento principal que compõe a linga, sem citar os acessórios que geralmente são fabricados de aço.


Linga de cabo de aço


Essa linga é fabricada a partir do cabo de aço que forma um olhal nas suas extremidades, juntamente com acessórios que completa o produto conforme imagem abaixo. Esse tipo de linga é muito utilizado na indústria, pois diversas aplicações se encaixam no que essa linga pode oferecer, ela pode ser utilizada como por exemplo o método Basket (Cesta), Chocker (forca) e vertical, além de poder ser montada de 1 a 4 pernas convencionalmente.


Linga de corrente


A linga de corrente é fabricada a partir da corrente conectada com outros acessórios, geralmente é usado aço liga GRAU-8, porém temos diversos graus que podem ser utilizados. Assim como as lingas de cabo de aço ela pode ser usada de diversas forma, como por exemplo o método Basket, Basket duplo e vertical, além de poder ser montada de 1 a 4 ramais convencionalmente.



Linga de cinta de poliéster


Uma linga de cinta é fabricada a partir de cintas de poliéster que são costuradas com olhais em suas extremidades conectadas juntos a outros acessórios que completa o produto. Ela pode ser utilizada conforme os métodos empregados nas lingas de cabo de aço, porém com características diferentes já que não se trata da mesma matéria prima. Pode ser montada de 1 a 4 ramais.



As lingas de elevação de cargas tem diversas capacidades e características, cada uma com suas particularidades, o importante é que todas sejam usadas da forma adequada e seguindo as orientações das normas técnicas, pois elas orientam a forma correta da sua utilização.


266 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page