top of page

Tipos de Pesca no Brasil

Atualizado: 29 de jun. de 2022

Atualmente no Brasil, existem três tipos de pesca: artesanal, industrial e esportiva/amadora. Mas, o que torna cada tipo de pesca diferente uma das outras?

rede de pesca, mais um dos produtos que Delu Cabos de Aço fabrica. Conheça nossa linha

A pesca artesanal é caracterizada principalmente pela mão de obra familiar, com área de atuação nas proximidades da costa, rios e lagos. As embarcações usadas para esta modalidade são de porte pequeno, sendo elas canoas, jangadas ou até mesmo sem embarcações, como na captura de moluscos na costa. Seus equipamentos variam de acordo com a espécie que se quer capturar, por exemplo: a rede de cerco usa-se exatamente para cercar os cardumes (sardinha, anchova, tainha etc.), rede de arrasto duplo que são duas redes arrastadas por uma embarcação, à fim de capturar camarões (rosa, branco, cristalino), congro rosa, lula, linguado e etc., utiliza-se também os malhões, as famosas redes feiticeiras, que são nada mais do que armadilhas para capturar os peixes.


A pesca industrial é uma modalidade de pesca onde se tem mais tecnologia, geralmente os barcos são mais equipados, com redes mais potentes, utilizando embarcações de médio à grande porte. Essa modalidade está associada à pesca longínqua ou à pesca costeira de campanhas longas, podendo ficar fora por vários dias ou meses. Sendo assim, essas embarcações possuem os equipamentos necessários para a conservação, e outras vezes, congelação dos pescados. Diferente da pesca artesanal que usa barcos de pequeno porte, a pesca industrial é totalmente maquinada, com meios mais modernos para capturar pescados, usando técnicas de cerco, arrasto e ainda dispõem de eco sondas (sonares) para a localização do cardume.

Em ambas as modalidades de pesca (artesanal e industrial), usam-se redes de monofilamento de nylon, multifilamento, fios torcidos e trançados, de nylon ou polietileno.


A pesca esportiva é a pesca que se pratica como atividade de lazer, onde não depende de um profissional da pesca. Uma das modalidades mais populares da pesca esportiva é praticada usando apenas uma vara de pesca, linha de pesca, chumbada, anzol apropriado e isca artificial. Essa modalidade de pesca pode ser praticada tanto no mar, quanto em rios e lagos, com tração de molinetes ou carretilhas, e também pode ser praticadas em clubes ou associações especiais onde os peixes são criados em lagos artificiais, mais conhecidos como pesque-pague.


2.192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page