top of page

Segurança na Elevação e Movimentação de Cargas

A elevação e movimentação de cargas ocorre todos os dias em todos os países do mundo, porém uma pergunta que não cala: será que todas essas operações são realizadas de forma segura, com planejamento, estudo, com os equipamentos de proteção coletiva e individual, com pessoas treinadas e aptas a exerce tal função?


Fonte da imagem: freepik


Entre 2012 e 2021 segundo as Nações Unidas Brasil, foram registradas 22.954 mortes no trabalho, só em 2021 foram registrados 571,8 mil acidentes, tudo isso somente em território brasileiro. Visando a melhoria na segurança do trabalho o Brasil adotou as NR’s e Normas técnicas para poder reduzir e controlar estes riscos. No setor de elevação e movimentação de cargas esse assunto não é diferente e deve ser tratado como prioridade. As empresas responsáveis devem planejar, estudar, testar e treinar os colaboradores antes de colocar em prática a operação, assim identificando os primeiros riscos e eliminando as possíveis causas de acidente, tudo deve ser levado em consideração: o ambiente, o clima, a carga a ser elevada e a máquina que elevará essa carga e ainda o vento pois sua análise é imprescindível.

Fonte da imagem: freepik


A ABNT é umas das responsáveis pela normatização dos produtos e máquinas para elevação e movimentação de cargas. Foram criadas diversas normas técnicas com o objetivo de padronizar e nessa gama de produtos temos cada um com sua característica, como por exemplo cabo de aço, corrente, cinta de poliéster, acessório de aço carbono ou aço liga. Dentro dessas variedades temos normas especificas aplicadas em cada uma delas, por exemplo a ABNT NBR 13541-1 e 2 que normatiza a fabricação, utilização e inspeção em lingas de cabo de aço. A norma não serve como segurança se os responsáveis não a seguirem de forma correta, a norma sem a cooperação dos envolvidos não servirá, será preciso muitos mais que somente possuir a norma, é preciso adota-la como a fonte correta para seu planejamento, operação, fabricação e inspeção.


A segurança no trabalho deve ser tratada com total prioridade, uma operação que traz acidentes não serve de nada, uma vida vale mais que qualquer dinheiro que se possa imaginar, sua família lhe aguarda!!!


254 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page