Tipos de Fios de Pesca e seu uso

Atualizado: Jun 30



As linhas para a pesca são fios usados não só para segurar o anzol, mas também para fabricar redes. Em geral, dois tipos de linha de pesca são as mais usadas: a monofilamento e a multifilamento, porém, temos uma terceira opção não muito utilizada.

Monofilamento: é um único fio de nylon de fácil manuseio e elasticidade. Por muitos anos foi a linha mais usada pelos pescadores, mas vem perdendo espaço para as linhas de multifilamento. Muitos pescadores ainda a usam, porque o preço do carretel é bem mais acessível.


Multifilamento: são compostas por vários fios trançados. O material mais usado para sua fabricação é o Poliéster. Esse tipo de linha, ao contrário da mono, praticamente não possui elasticidade e tem uma resistência maior, quando comparada com a linha de nylon de mesmo diâmetro.

Mistas: são formadas por filamentos de aramida recobertos de resinas de nylon. São pouco usadas por terem um valor mais alto, mas têm um bom desempenho. Apresentam maciez, resistência linear e resistência a abrasão.

Uso: Deve-se sempre optar pela linha mais fina possível dentro dos limites do peixe que se pretende pescar e da categoria do equipamento utilizado. Em carretilha, as linhas macias, provocam menos cabeleira, além de serem mais resistentes a trancos, pois na sua maioria possuem maior elasticidade produto final alta resistência, superando até 10 vezes o aço. As aparentes desvantagens como: baixa resistência ao nó, dificuldade de emendas, perda de coloração, pequenos danos aos equipamentos e preços elevados são compensados por benefícios como: a resistência elevadíssima à tração, diâmetros finos e sensibilidade extremada.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo