Tipos de Manilhas

Atualizado: 29 de Set de 2020


Manilhas são acessórios utilizados como elemento de união em correntes de aço, cabos de aço e cintas de elevação durante processos de fixação, amarração, movimentação e elevação de cargas. Existem diversos tipos de manilhas, os mais utilizados são a manilha reta e manilha curva. Manilhas podem ser tanto fabricadas em aço carbono e inox. As manilhas em aço inox são muito utilizadas em locais próximos ao mar, pois resistem bem à maresia, evitando a deterioração do produto.

As manilhas curvas (ou ferradura) tem uma forma maior de “O” para o loop, essa manilha pode levar cargas de várias direções. No entanto, a forma maior não reduz sua força total.

As manilhas tipo reta são uniões em forma de U estreitas, são muito comuns e a maioria dos outros tipos é uma variação da Manilha reta. O pequeno loop pode levar cargas altas principalmente em linha.

Os pinos que travam as manilhas podem ser de 2 tipos: pino roscado, onde o pino tem uma extremidade roscada que é roscado em um dos lados da manilha, e o pino com porca e contra-pino onde o pino tem passagem direto pelos olhais da manilha e uma porca é a trava do pino.

Os dimensionais e as cargas de trabalho das manilhas são determinadas pela norma vigente de cada pais. No Brasil a NBR13545 e a americana US-FED-RR-C-271F são as mais utilizadas.


#cabodeaço#delu#delucabosdeaço#aço#construçãocivil

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 por Delu

  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle