top of page

Elevação e Movimentação de Cargas

A elevação e movimentação de cargas é o processo de movimentar uma carga de um lugar para um outro. Há relatos de que o processo já era utilizado nos anos 1.500 a.C com a elevação de pessoas e animais em movimentos verticais. É uma atividade crítica em muitos setores industriais, como construção, mineração, transporte e logística, e requer uma série de precauções para garantir a segurança dos trabalhadores e a integridade dos equipamentos.


A definição do processo se dá em prender a carga, elevar, movimentar e coloca-la no lugar definido, olhando dessa forma parece ser simples, porém por trás de tudo isso existe muito estudo e planejamento tanto nos produtos utilizados quanto nas máquinas que realizam todo o procedimento.


Imagem: freepik


Dentre as máquinas usadas para esses processos, temos: guindastes, gruas, elevadores de carga, elevadores comerciais, pontes rolantes, pórticos etc. Cada uma dessas máquinas ou pelo menos na maioria delas, existe a necessidade do uso de uma conexão com a carga, podendo ser: as lingas de cabo, correntes, cintas de poliéster, manilhas, ganchos, barras de carga e entre outros equipamentos. O importante é que seja projetado com os materiais corretos e seguindo a normas vigentes.


A carga a ser elevada deve ser estudada, pois tudo depende dela, o projeto por inteiro é baseado na carga e no lugar onde ela será movimentada, é preciso de uma série de informações, sendo elas: peso, dimensão, conteúdo da carga, centro de gravidade, velocidade do vento, ambiente de exposição e sua necessidade quanto a fragilidade do material a ser içado.


A ABNT é o principal órgão responsável pelas normas técnicas aplicadas nos processos, máquinas e equipamentos de elevação. Tivemos uma imensa evolução quanto as normas para elevação e movimentação no âmbito geral e é de suma importância seguir a norma, assim os acidentes e incidentes serão reduzidos e talvez até zerados. Comentamos um pouco sobre isso no post “segurança na elevação e movimentação de cargas” onde comentamos os riscos e a importância da segurança.


Imagem: freepik


Falhar nas operações de elevação e movimentação, pode resultar em lesões graves para os trabalhadores envolvidos, bem como danos significativos ao equipamento e às instalações. Neste sentido, é essencial garantir que todas as medidas de segurança sejam respeitadas e seguidas de forma rigorosa para garantir a segurança e eficiência das operações.


Dessa forma podemos ver quanto o processo necessita de planejamento e estudo para realização da operação. Não é simples como parece, uma elevação segura é uma elevação estudada e planejada, uma elevação com êxito é aquela que não tem acidentes.


178 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page